segunda-feira, 19 de maio de 2008

Tiradentes tem diversão para todos os gostos


Marcos Rocha

Situada na Serra São José, Tiradentes está localizada no centro do estado de Minas Gerais e faz parte das regiões turísticas da Estrada Real e Trilha dos Inconfidentes. Possui um dos melhores acervos barrocos do Brasil e arquitetura pitoresca. Cidade ideal para quem curte passeios históricos e arte colonial. Atualmente possui dois festivais muito importantes, a Semana da Inconfidência, em abril e o Festival Gastronômico, que sempre ocorre em agosto.

As igrejas de Tiradentes são tours obrigatórios, como, por exemplo, a Igreja de Santo Antônio que é toda ornamentada em estilo barroco. Construída por volta de 1710, ela é uma das mais significativas obras de Minas Gerais. Aliás, a arte barroca é ilustrada por quase todo e centro histórico da cidade. Para entrar mais em contato com esse estilo, o visitante não deve deixar de ir ao Museu de Arte Sacra. Também localizado no centro, foi construído em 1730, para abrigar a cadeia da cidade. "Mesmo sendo uma pequena instalação, como poucas obras inclusive, é de deixar qualquer um impressionado com a riqueza daquela época" — desabafa a estudante de história, Bárbara Mendes, que todo ano visita a cidade.

Para os aventureiros, há dezenas de grutas e cachoeiras, como, por exemplo, a Gruta Casa da Pedra, que se constitui de várias galerias onde é possível visualizar formações geológicas muito importantes, como as estalactites e estalagmites. "Essa formação era utilização para exploração de ouro e muitos escravos utilizavam-na para dormirem, na época colonial" — explica o guia turístico, por telefone, Vicente Gonçalves. "O passeio pelo Vale de São José também é muito interessante, é uma formação que contempla um monte de 1300 metros de altura" — salienta.

A atmosfera da cidade é ideal para comemorar o dia dos namorados, os casais podem saborear a típica cozinha mineira, os restaurantes mais legais estão dispostos ao redor da famosa Rua Direita, no centro. Lá não deixem de experimentar o arroz tropeiro com carne de sol. Depois podem relaxar sobre à Ponte da Pedra, ícone em Tiradentes, edificada no século XVIII, para dar acesso a uma mina de ouro. E, para fechar a tarde, nada como um passei na “Maria Fumaça” da cidade, que já existe há mais de 100 anos. Funcionando nos finais de semana, faz o trajeto de Tiradentes e São João Del Rei, cidade visinha. O percurso de 12 km e tem duração aproximada de 35 minutos e fascina pelo visual apenas encontrados nos livros da vovó.


Veja Mais:

Galeria de fotos:

Cia de Tiradentes

Monumentos turíticos


Guia de turismo de Tiradentes
Sr. Vicente Gonçalves
Tel.: 32 9961 7294

Volte ao blog Caos Digital, aqui!

Nenhum comentário: