segunda-feira, 7 de abril de 2008

Feira Literária Internacional de Parati: pretexto para conhecer a cidade histórica


Por Ramon Mello

Você já visitou Parati? Não?! Então, fique atento: desde 2003, a cidade histórica abre as portas para receber os visitantes da FLIP (Festa Literária Internacional de Parati) - ponto de encontro de leitores e escritores. Não há melhor pretexto para passear pelas famosas ruas de pedra do centro histórico. A própria cidade já é um convite à parte: praias e ilhas paradisíacas, Mata Atlântica, cachoeiras, o famoso Caminho do Ouro, as igrejas locais. E, não esquecendo, é claro, da deliciosa culinária local, dos alambiques e da receptividade da população.

Se você pretende visitar a feira de literatura, é importante comprar os convites das palestras e reservar uma pousada com antecedência. No site do evento há o endereço dos postos de vendas e indicações das melhores pousadas da cidade. Lembre-se que a festa acontece no centro histórico, portanto as pousadas que estão fora dessa região podem ser uma opção mais econômica.

Aproveite a extensa programação das mesas de debates, e do circuito off que acontece nos centros culturais. E no intervalo dos programas aproveite para conhecer as lojas de cachaças e os restaurantes especializados em frutos do mar, como o Café Paraty.

‘Há 3 anos freqüento a Parati, por causa da FLIP. Não existe lugar mais interessante para viajar com os amigos. Tudo aqui é delicioso: o clima, a comida, a cachaça, as praias...’, afirma a estudante de jornalismo Marina Maestroeni.

É válido, também, reservar um dia para fugir da festa e aproveitar um sol na Praia X, em Trindade. Você pode levar um livro e beber uma caipirinha de kiwi.

Parati é um município brasileiro no Sul do estado do Rio de Janeiro, microrregião da Baía da Ilha Grande. Está a localizada a 303 km de São Paulo e a 235 km do Rio de Janeiro, com acesso pela Rio—Santos (BR 101).

Mais informações no site da FLIP.

Volte ao blog Caos Digital,
aqui!

Nenhum comentário: