segunda-feira, 14 de abril de 2008

Maranhão esbanja belezas turísticas


Marcos Rocha

Além de possuir uma das maiores belezas naturais de todo o mundo, o Maranhão é um estado muito rico por causa da miscigenação de seu povo. Primeiramente, era povoada por índios. Após a fundação francesa, vieram os holandeses, portugueses e também africanos, contribuindo para uma cultura variada, com pratos típicos, danças e comportamentos que variam de acordo com a região. Recentemente, para auxiliar a divulgação turística do Maranhão, a Secretaria de Turismo, SETUR, desenvolveu um vídeo com as informações dos principais pontos turísticos e curiosidades, bem como informacões históricas. Os DVDs são narrados em Inglês, Espanhol e Italiano. "Também é possível encontrar informações detalhadas sobre os Lençois Maranhenses, um de nossos principais pontos turísticos, a partir do site votelencoes.com.br" - ressalta a assessora de imprensa da SETUR, Ângela Angius.

O Parque Nacional dos Lençois, localizado na cidade de Barreirinhas, é parada obrigatória para quem curte ecoturismo e belas paisagens. São 155 mil hectares, o que corresponde a aproximadamente o mesmo tamanho da Capital paulista. Toda a área e cercada de manguezais e lagoas de água doce. As dunas, montanhas de areia criadas a partir de processos eólicos e também presentes no Parque, são uma beleza a parte. Considerado área de preservação ambiental, possui um ecossistema especial, com plantas e animais típicos de regiões com pouca chuva.

Outro local de natureza exuberante é a Floresta dos Guarás, região constituída por dezenas de pequenas ilhas – todas cercadas por riachos e rios navegáveis. A área é toda coberta por mangue e é considerada santuário ecológico pela sua flora e fauna.

A capital do Estado, São Luís, fundada por franceses em 1612, e logo após tomada por portugueses, é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO gracas a seu rico acervo arquitetônico colonial, conservado desde a época civil portuguesa. As histórias contadas por pescadores são passadas de geração em geração e persistem como tradição do povo local, através de lendas que são conhecidas por todos.

"Tem cultura e história em todo o lugar. Até mesmo na casa da minha avó, as paredes são todas de azulejos portugueses. Ela, por sua vez, não cansa de contar a lenda da Serpente de Sao Luis, que fala de um monstro que mora ao redor da ilha. Se um dia sua cabeça encontrar o rabo, a cidade será destruida" - relata a maranhense Silvia Vale, que mora no Rio desde 2005.


Veja mais:
Sites

Fotos
Volte ao blog, Caos Digital, aqui!

Um comentário:

Dani disse...

Está procuramdo por hotéis? Acesse o site da RBH Praias: www.rbhpraias.com.br
Um portal diferenciado com excelente qualidade, um bom atendimento, ótimos preços e segurança.
É só clicar!!! Confiram!!