Bares e restaurantes com música ao vivo e excelentes cardápios são bem distribuídos pela orla, deixando o ambiente ainda mais agradável.”É muito bom você poder desfrutar de um lugar como este. Eu e minha mulher geralmente almoçamos um pouco tarde para ver o sol se pôr enquanto comemos em algum restaurante na orla (da Praia Central)”, diz o paulista Marco Aurélio, que já morou em Buenos Aires, e que afirma que os argentinos adoram o lugar.
A cidade é conhecida como a Capital Catarinense do Turismo e localiza-se no Litoral Norte do estado. Segundo o estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Balneário Camboriú ocupa o 6° lugar entre as cidades mais visitadas no Brasil por estrangeiros quando a motivação é lazer. Na pesquisa, a cidade aparece à frente de pontos turísticos como Fortaleza (CE), Natal (RN) e Armação de Búzios (RJ).
O estudante de turismo da Universidade do Vale do Itajaí, campus Balneário Camboriú, Thiago Saldanha, de 19 anos, afirma que a maioria dos estrangeiros é da América do Sul. “O que mais se vê por aqui são argentinos, chilenos, paraguaios e uruguaios. Os chilenos e uruguaios até que são calmos, mas já os outros...”, critica o estudante com um sorriso estampado no rosto. Entretanto, ele afirma que os turistas sempre serão “bem-vindos” na cidade em que nasceu.
Um levantamento feito pela Secretaria de Turismo e Comércio constatou que cerca de 456,8 mil turistas visitaram a cidade em dezembro de 2007. Houve um aumento de 66.988 turistas em relação ao mesmo período do ano anterior, que totalizou 389,8 mil pessoas.