domingo, 23 de março de 2008

Parque da Catacumba: Trilha Ecológica na Zona Sul do Rio

Ramon Mello

Você está a procura de caminhadas ecológicas na cidade do Rio? Então fique atento, em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, há um espaço especial para trilhas: o Parque da Catacumba.

A trilha de acesso ao mirante é fácil e leva cerca de 20 minutos até o pico de Sacopã, que está a 134 metros acima do nível do mar.

No trajeto é possível notar os resquícios da antiga ocupação de uma favela. O morro já foi ocupado pela ‘Favela da Catacumba’, que cresceu bastante com a chegada de imigrantes do Maranhão nos anos 40. Mas foi desocupada na década de 70, durante o Governo Carlos Lacerda.

Quem freqüenta o local garante que o programa é imperdível. Do alto do morro há uma vista de 360º incluindo Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, as ilhas oceânicas e o Maciço da Tijuca, o Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, o Corcovado e, é claro, a Lagoa Rodrigo de Freitas.‘Descobri o ‘Parque há uns três anos, desde então venho religiosamente uma vez por mês, com minha namorada. A vista é uma das bonitas do Rio de Janeiro, só perde para o Corcovado’ , afirma o professor de educação física Ronaldo Macedo, que mora no Humaitá.Então, o que está esperando para se programar?
Localização:

O parque da Catacumba está situado na Avenida Epitácio Pessoa, nº 3000, na Lagoa. Fica na altura do parque Tom Jobim (na Lagoa), ou seja, antes da Curva do Calombo e bem em frente ao posto BR.

Horário:

O horário é de 9h às 17h, de terça-feira a domingo.

Volte ao blog Caos Digital, aqui!

Nenhum comentário: