quinta-feira, 20 de março de 2008

Aventuras na Cidade Imperial


Eduardo Farias

Petrópolis, um dos mais expressivos destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro, está deixando de ser conhecida só por ter sido o reduto de artistas, intelectuais e nobres. Atualmente vem ganhando notoriedade no campo dos esportes radicais. A bela Cidade Imperial que, encantou em outros tempos, Santos Dumont, Rui Barbosa, Barão do Rio Branco e muitos outros, hoje seduz moradores e turistas de espírito aventureiro devido às práticas esportivas como: trekking, arvorismo, rapel e muito mais.

Natália Terra, 21anos, nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, se mudou para Petrópolis quando tinha 5 anos e afirma que hoje não se imagina morando em outro lugar. Criada em uma casa com um vasto quintal, quando pequena acampava com as amigas debaixo de uma enorme mangueira e sempre que possível acompanhava os pais nas trilhas dos fins de semana. “Sempre adorei caminhadas em trilhas. Aqui em Petrópolis é bom porque têm muitas para fazer. Eu, particularmente, gosto da trilha do Morro Açu”, diz a estudante de marketing.

O Morro Açu é uma das áreas mais freqüentadas por trekkers (pessoas que caminham em trilhas) no Rio de Janeiro. A trilha leva em média seis horas para ser realizada e a altitude atingida durante a caminhada é de 2.180 metros. A caminhada é considerada “pesada”, com um desnível de 1.300 metros, o que exige um bom preparo do aventureiro. O acesso à trilha é feito no Vale do Bonfim, em Corrêas.

Embora o namorado de Natália, Telmo Mendonça, 24 anos, goste de acompanhá-la nas trilhas, ele afirma que prefere mesmo se aventurar praticando o arvorismo. “Gosto porque tem diferentes níveis de dificuldade e me passa um sentimento de superação, autocontrole e autoconfiança”, alega o jovem aventureiro.

O arvorismo móvel conta com seis atividades. O participante sobre pó, uma escada de corda a uma altura de 8 metros, tem que atravessar uma falsa baiana (travessia de uma corda segurando-se a uma outra afixada na altura da cabeça), há os laços alinhados (pisando em uma seqüência de corda sem alça), segurando em estribos pendurados e por último o participante atravessa um vão passando por dentro de tambores suspensos antes de descer de Rapel ou tirolesa.

Para quem deseja se aventurar na cidade pode pesquisar em sites como:

Guia de Petrópolis

Páginas Terra

Volte ao blog Caos Digital, aqui!

Nenhum comentário: