quarta-feira, 19 de março de 2008

Luta Livre: Anteo X Hércules

Wellington Corrêa Pinto

Gosta de luta greco-romana? Então, fique atento, e aprenda um pouco sobre a história dessa luta.

Posseidon o Deus dos mares e irmão de Zeus projetava como o seu irmão a sua masculinidade sobre as mulheres tendo muitos filhos. Dentre seus casos onipotentes e fúteis nasceu Anteo que travou uma luta contra Hercules o semi-deus filho de Zeus, luta essa chamada de greco-romana que ganhou uma nova versão em 1904 em Saint-Loius nos Estados Unidos, sendo chamada de Luta Livre, elas são travados por três rounds de três minutos cada, os pontos são ganhos de acordo com cada golpe dado ao lutador adversário em um tatame de 12 metros de largura por 12 de comprimento.


Na luta greco-romana só pode golpear da cintura para cima, já na luta livre os golpes podem ser dados acima e abaixo da cintura, só o que deve ser evitado são golpes considerados baixos e aquele que cair fora da área de combate será acusado de comportamento passivo.

Rômulo da Costa de 25anos é professor de Luta Livre, porém não precisou lutar com nenhum semi-deus da mitologia mais compete contra vários adversários adeptos do mesmo esporte ao qual ele escolheu treinar. “Esse é um dos esportes que eu mais gosto e mais tenho prazer em ensinar aos meus alunos, já que faz parte de uma tradição do wresting amador nos Jogos Olímpicos” diz Rõmulo.

Sem um histórico a participação do Brasil em competições em Jogos Mundiais é muito limitada, a nossa primeira participação foi em 1988 e o ultimo participante foi o atleta Antoine Jaonde nos Jogos Pan-americanos do Rio Janeiro onde mostrou uma participação expressiva. Atualmente há 142 países filiados na Federação Internacional de Luta Atlética.


Volte ao blog. Caos Digital, aqui!

Nenhum comentário: